segunda-feira, 9 de maio de 2016

Duplas Sertanejas: as raras exceções que vão além do "Baraberê"





O Sertanejo foi um estilo por maior parte do seu tempo marginalizado, onde o sucesso da maioria das duplas se restringia ao interior. Claro há casos excepcionais como Leandro e Leonardo e Zezé DiCamargo e Luciano que fizeram um sucesso estrondoso em praticamente o país todo nos anos 90.

Mas essa situação se modificou nos últimos anos com a ascensão do Sertanejo Universitário e o aparecimento de milhares de “novas” duplas “sertanejas” que se copiam entre si. Tal sucesso se dá em função da a fusão do estilo com elementos de funk, axé, música eletrônica e afins, descaracterizando totalmente o estilo e proporcionando muitas músicas abaixo da crítica, repetição sistemática de temas e sons, ou ainda a criação onomatopeias representando o sexo.

Mas nem tudo é ruim nessa cena atual da música sertaneja.Por isso resolvi listar algumas duplas que vão da contramão dessa onda de músicas horrorosas. É claro que não teremos nessa lista uma dupla que se propõe a fazer uma reflexão filosófica (se você conhece, me informe) ou contar sobre batalhas épicas de guerras imaginárias. Mas não encontrará nenhum Bruno e Barreto que nos produziu Cenas Lamentáveis no programa Encontro.



Jorge e Mateus:

Umas das duplas mais aclamadas atualmente. Faz um som agradável de se ouvir, mescla elementos de reggae e folk. O Mateus já admitiu em uma entrevista que durante o tempo livre ouve Rock N’ Roll, Folk e Blues



Jads e Jadson:

Dupla com pegada mais tradicional e romântica, faz um certo sucesso, mas tem uma restrição por ser “romântico demais”. Esse argumento é utilizado por pessoas que escutam Bruno e Barreto e gostam. Ou seja, ponto positivo para Jads e Jadson



Victor e Léo:

Também é uma das duplas mais aclamadas da cena atual, tanto que a dupla foi jurada do último The Voice Kids. Tem influencias de folk e rock n’roll. Os irmãos mineiros antes de formarem a dupla tinham uma banda cover de hard rock (influencia clara no último álbum da dupla). Apesar de terem uma legião de fãs, sofrem o mesmo problema de Jads e Jadson. “São românticos demais” dizem os fãs de Bruninho e Davi e Lucas Lucco.




Me desculpem aos que acompanham o blog por essa postagem com temática diferente. Moro no interior de Minas e o sertanejo faz parte da minha formação musical. Queira eu ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário